AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Pin it

O conceito da inteligência está intimamente relacionado com uma série de fatores, como a compreensão, o entendimento e o raciocínio, sendo vastíssimos os estudos que se dedicam a esta área. Mas aqui temos de nos prender a uma área muito específica e prática: como é que se consegue ser inteligente no mercado empresarial? Ou seja, de que forma é que podemos garantir que a nossa carreira e os nossos projetos profissionais são geridos da melhor forma possível, permitindo-nos assegurar eficazmente todas as responsabilidades (e todos os desafios) com que nos deparamos diariamente? Se esta questão lhe é especialmente sensível, conheça então sete dicas para saber como aumentar a sua eficácia profissional.

Ser inteligente profissionalmente não é uma questão de sorte

E esta poderia ser a primeira regra: não acreditar no fator sorte que tantos referem ser a base do sucesso profissional. A verdade é que conseguir vingar profissionalmente depende de uma série de pressupostos, de esforços e de dedicação sem os quais a sorte dificilmente conseguirá trazer resultados. Portanto, poderemos partir do pressuposto de que ser inteligente a nível profissional depende de alguns passos que, parecendo simples, são de extrema importância no mercado de trabalho:

  1. formaçãoDefinir uma estratégia. O que é que quer realmente para a sua vida profissional? Em que é que gostava de trabalhar? Que cargo ou função conseguiria realmente trazer-lhe um nível elevado de satisfação? E mais: em que áreas é que se sente maiores aptidões? Porque o mais importante é partir precisamente desta bateria de questões para conseguir definir um caminho e uma estratégia para a sua vida profissional. Trata-se, no fundo, de uma auto-auditoria que permitirá perceber o produto (você!) e o contexto (o mercado em que se insere ou em que se pretende inserir), para poder então definir as táticas a implementar;
  2. Investir na especialização. Claro que é importante saber de tudo um pouco, mas o ideal é que consiga aprofundar aquelas áreas em que efetivamente se pretende especializar. Obviamente que o mercado de trabalho valoriza profissionais que percebam a mecânica de áreas tão diversas quanto o marketing, as finanças e a tecnologia, mas os especialistas são aqueles que mais procura acabam por ter por parte das empresas;
  3. Ampliar a rede de contactos. É um facto: o chamado networking é, cada vez mais, o grande motor do desenvolvimento pessoal e profissional, abrindo caminhos que, há uma década, demorariam muito mais tempo a ser desbravados. Esta situação fica muito facilitada com as atuais redes sociais de caráter profissional e pessoal, pelo que o ideal é que consiga utilizá-las para aumentar a sua rede de contactos e aprofundar relacionamentos que lhe poderão abrir portas nas áreas em que se pretende desenvolver;
  4. Apostar na autopromoção. Longe vão os tempos em que os profissionais não faziam quaisquer investimentos na sua promoção, aguardando pacientemente que as empresas os procurassem. Hoje, a oferta é tão elevada a nível de empregabilidade que a melhor forma de nos darmos a conhecer é precisamente através da autopromoção. Aposte num currículo criativo e utilize as suas redes de contactos e as redes sociais para valorizar as suas conquistas académicas e profissionais;
  5. Esquecer a subtileza. E apostar na criatividade. Tanto na forma como se promove como no modo como marca presença nas redes sociais ou se faz relacionar com os seus contactos. O segredo é impactar. E quanto mais, melhor.

E, finalmente, desenvolva-se!

E ser inteligente é também ter a capacidade, a vontade e a disponibilidade para desenvolver as suas competências. Sente que devia saber mais sobre a gestão comunicacional de um negócio? Então, invista numa formação em marketing. Gostava de colmatar a sua timidez em apresentações e exposições públicas? Forme-se em técnicas de apresentação. No fundo, a formação será a sua grande aposta para, depois de garantir as cinco dicas anteriores, conseguir a máxima inteligência na forma como se gere e desenvolve, tanto em termos pessoais como profissionais.

A formação é um dos passos mais importantes para qualquer processo de mudança, seja ela a nível individual como corporativo, pelo que, neste mercado cada vez mais complexo e globalizado, é essencial que os profissionais apresentem esta mais-valia competitiva.

Ser inteligente profissionalmente? É um processo simples de seis passos. Comece já a dar os seus! 

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

CASCAIS

Rua Marechal Costa Gomes,

Nº 111 – 1º Dt. Alto da Castelhana

2750-823 Cascais

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page