AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Pin it

confiança e auto-estimaTodos reconhecemos a importância de se ter uma confiança e auto-estima elevadas, nem que seja pelo facto de nos fazer sentir bem na nossa própria pele. No entanto, nem todas as pessoas se sentem neste nível de conforto, apresentando níveis de confiança e auto-estima tão baixos que comprometem inclusivamente as suas vidas a nível pessoal, social e até profissional. Sabe-se que esta situação pode estar relacionada com uma série muito variada de factores e que nem sempre é fácil fazer com que uma pessoa com baixa confiança e auto-estima consiga melhorar ou recuperar a sua auto-imagem. Mais grave ainda: são diversos os estudos que comprovam que pessoas com baixa auto-estima são normalmente vistas pelos outros como sendo pouco assertivas e determinantes, sobretudo em ambiente profissional, pelo que se percebe, então, a importância de garantir que a forma como nos vemos e sentimos não influencia negativamente o modo como os nossos interlocutores nos percebem. A boa notícia? Apesar de ser um processo complexo, é possível aumentar a confiança e auto-estima, obtendo-se resultados verdadeiramente surpreendentes.

 

Confiança e auto-estima contribuem para sucessos pessoais e profissionais

A confiança e a auto-estima não são mais que a forma como nos vemos e percebemos e a convicção de sermos (ou não) capazes de alcançar algum resultado, estando diretamente relacionadas com a nossa auto-imagem e a nossa auto-aceitação. Assim, e sendo esta área tão importante para a forma como nos posicionamos em ambiente social e profissional, estes fatores podem condicionar radicalmente a qualidade das nossas relações interpessoais e até do nosso rendimento laboral. Acreditando que não se consegue realizar determinada tarefa ou função, o mais provável é que uma pessoa que sofra de baixa confiança e auto-estima não se arrisque sequer a tentar os novos desafios com que possa ser confrontada, levando a que a sua postura reservada, reativa e algo negativa origine uma recetividade também baixa por parte dos seus interlocutores.

No entanto, nem sempre e fácil identificar se sofremos efetivamente de baixa confiança e auto-estima, pelo que se torna importante detetar se experienciamos alguns destes sintomas:

  • relativização das capacidades para realizar uma tarefa ou alcançar um resultado
  • auto-crítica constante e exagerada
  • prisão aos erros do passado
  • preocupação excessiva com o medo de falhar
  • necessidade constante da aprovação de terceiros.

Reconhecendo os sintomas, é então importante implementar algumas estratégias de recuperação da confiança e auto-estima.

Como se pode aumentar os níveis de auto-confiança?

Parece uma tarefa inglória, mas a verdade é que é realmente ppossívelaumentar os níveis de confiança e auto-estima, através de pequenos truques que revelam grande eficácia junto de pessoas que sofrem deste problema:

  • praticar técnicas mentais, como o pensamento positivo, a visualização de cenários de sucesso e o enfoque nos aspetos positivos que são algumas das técnicas utilizadas até em terapia profissional para se obter resultados bastante benéficos;
  • fazer mudanças efetivas na forma de vestir, no modo como comunicamos e lidamos com os outros e nas rotinas diárias;
  • investir na valorização pessoal e profissional, fazendo cursos e workshops que aumentem a noção das competências conquistadas;
  • definir objetivos e lutar por alcançá-los;
  • realizar exercício físico regular, que está comprovadamente relacionado com o aumento do bem-estar físico e emocional.

A par com estas ações de mudança, pode ser de grande importância realizar uma formação específica para o aumento da confiança e auto-estima, que assegura a transmissão de todas as técnicas e ferramentas para o bom desenvolvimento da auto-imagem, do auto-conhecimento e do relacionamento pessoal e interpessoal. Estas formações, sendo realizadas por profissionais normalmente com formação em psicologia, são uma excelente ferramenta para todas as pessoas que sentem que os seus níveis de confiança se encontram já a abalar os seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Porque a confiança e a auto-estima podem efetivamente ser a base para o sucesso da sua vida e negócio, invista em mudanças que lhe trarão a maior das vantagens: a crença de que é capaz de alcançar o que mais deseja!

sérgio freitas fotografia

Sérgio Freitas: vários «skills» ao serviço de uma única Missão

Chamo-me Sérgio Freitas e a minha Missão é Apoiar Líderes, ao potenciar e encorajar vidas e organizações, incluindo ao nível do PNL e Vendas. Apesar da minha formação de base ser rica nesta área (ESET), assim como diversos «skills» que fui somando (skills de desenvolvimento de negócio e pessoas como TAS, KAM, GAM, na Alcatel-University), investi em ferramentas como Gestão de Marketing (licenciatura IPAM / emoções e necessidades), Certificação internacional de Practicioner, Master e Trainers Trainer em PNL (Pnl-Portugal / nti-nlp), Mestrado em psicologia de emoções (ISCTE). Isto foi essencial para conseguir dominar os conceitos subsequentes ao PNL e Vendas.

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

CASCAIS

Rua Marechal Costa Gomes,

Nº 111 – 1º Dt. Alto da Castelhana

2750-823 Cascais

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page