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Todos já ouvimos dizer que "tempo é dinheiro" e é precisamente por isso que a gestão de tempo é decisiva na vida de qualquer pessoa, sobretudo a nível profissional. Mas, para que tal aconteça, é preciso que sejamos realmente eficazes na forma como aplicamos os nossos conhecimentos na realização de tarefas que nos permitam alcançar determinados objetivos.

Obviamente que todos lidamos diariamente com este processo, mas a verdade é que nem sempre sabemos como articular e gerir o tempo de forma a favorecer a concretização de resultados e a aumentar a tal rentabilidade tão esperada. Por isso, conheça algumas dicas para melhorar a sua gestão de tempo e garantir que a passagem dos minutos é a melhor forma de rentabilizar o seu negócio.

Descomplicar para facilitar

gestão de tempoQuantas vezes já desejou que o tempo esticasse e que os dias ganhassem mais umas horas, para conseguir fazer tudo o que precisa? Muitas, certo?

E de certeza que, nessa urgência em rentabilizar o tempo, lhe aconteceu muitas vezes entrar numa espiral de ansiedade e receio que complicou (e atrasou) ainda mais a organização de todo o trabalho que tinha para fazer. A isto se chama uma deficiente gestão de tempo.

A primeira regra na gestão de tempo é que nós devemos descomplicar. Isto porque os nervos, a pressão, a ansiedade e o negativismo são os maiores inimigos da organização temporal, acarretando ainda uma sensação profunda de frustração e de culpabilização com que nem sempre é fácil lidar.

Até porque a gestão de tempo é uma área que depende quase que exclusivamente de cada pessoa, sendo por isso grande a flexibilidade para nos organizarmos à medida das nossas capacidades e da nossa disponibilidade efetiva.

Mas, para isso, é essencial que exista uma noção clara acerca de quais são as prioridades de cada dia, até porque muitas vezes acontece darmos urgência a um tema que é pouco prioritário, deixando pendente aquilo que realmente deveria ter sido assegurado em primeiro lugar. Assim, a gestão de tempo parte, em primeira instância, pela definição dos niveis de prioridades das tarefas - que podem ser urgentes e importantes, urgentes e não importantes, não urgentes e importantes e, finalmente, não urgentes e não importantes. Já pensou que, se todos os dias categorizar as suas tarefas por estas quatro tipologias, lhe será muito mais fácil realizar todas as responsabilidades e maximizar a gestão de tempo?

Comece já hoje a melhorar a sua gestão de tempo!

Já sabemos que é fácil falar, mas que nem sempre é fácil fazer. No entanto, no que diz respeito à gestão de tempo, o processo é bastante simples e só depende da concretização de pequenos passos:

  1. dedique todas as manhãs 15 minutos à organização do seu dia de trabalho, listando todas as suas tarefas nas quatro categorias de prioridades;
  2. estipule períodos de tempo para a concretização de cada tarefa, sem se esquecer de atribuir a cada uma margem de tempo, por forma a conseguir garanti-las em caso de surgimento de algum imprevisto ou contratempo;
  3. liste os recursos (seja logísticos ou humanos) de que necessita para as tarefas mais complexas;
  4. delegue aquilo que pode ser realizado por terceiros;
  5. evite interrupções (se necessário, informe os colegas a duração do tempo em que não deverão existir interrupções);
  6. aprenda a dizer não às solicitações que pode efetivamente negar;
  7. seja flexivel para conseguir reajustar as tarefas programadas, para o caso de surgir algum contratempo;
  8. avalie periodicamente os resultados que está a obter com a sua gestão de tempo, por forma a perceber se há ajustes de melhoramento a introduzir;
  9. invista em formação.

Este último ponto é essencial para todas as pessoas que sintam que a gestão de tempo é de facto essencial para o seu dia-a-dia, a nível pessoal e profissional. Numa formação nesta área, são passados métodos, ferramentas e técnicas de alta eficácia na gestão das tarefas e das responsabilidades, conferindo um conhecimento profundo e claro sobre o modo como se pode implementar um sistema de gestão de tempo.

Tudo isto com vista a aumentar a sua rentabilidade, a sua produtividade e, claro, o bem-estar que uma gestão de tempo pouco eficiente acaba por condicionar.

   Sérgio Freitas, vários «skills» ao serviço de uma Missão

   Myers Briggs Type Indicator  I/ESFP

   Perito, Jovial, Cooperativo

 

A minha missão é apoiar líderes e organizações. 

Considero urgente trabalhar as Soft-Skills, para a tomada de consciência com atitude, para atingir os resultados desejados.

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