AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Pin it

Um estudo publicado pela revista Exame confirma que as pessoas com maior capacidade de influência são aquelas que, normalmente, merecem maior reconhecimento profissional e auferem salários mais elevados. Paralelamente, esta é ainda uma das caraterísticas que os recrutadores consideram mais relevantes nos candidatos a uma empresa, seja para posição de liderança como de controlo operacional. Reconhecidas como sendo comunicativas, extrovertidas, assertivas e persuasivas, as pessoas influentes reconhecem muitas vezes que esta sua caraterística não lhes era inata, tendo sido trabalhada e desenvolvida de forma minuciosamente estratégia. Como? Através de uma diversas ferramentas que, ao contrário do que se pode pensar, se encontram ao alcance de qualquer pessoa que queria aumentar os seus níveis de influência relacional.

Como são, antes de mais, as pessoas influentes?

formacao2A metodologia DISC, bastante utilizada a nível organizacional, estipula quatro tipos de perfis ou personalidades, marcados por caraterísticas de dominância, influência, estabilidade ou conformidade. De acordo com esta matriz, as pessoas influentes apresentam sinais muito específicos que as distinguem das demais, sendo otimistas, comunicativas, argumentativas, empáticas, confiantes e otimistas.

Uma pessoa nitidamente caraterizada pelo domínio da infuência é tendencialmente amigável e favorável nas suas relações interpessoais sabendo que, a par com a sua assertividade, são precisamente estas valências que lhe permitem influenciar ou convencer os seus pares.

Tratando-se de uma caraterística cada vez mais valorizada em relação aos recursos humanos, são cada vez mais as empresas que desenvolvem fortes investimentos no desenvolvimento da influência dos seus colaboradores - sobretudo os que ocupam cargos de chefia e coordenação, o que passa, maioritariamente, pela realização de ações de formação que favoreçam a descoberta ou o melhoramento desta competência. No entanto, existem ainda outras ações que, conjugadas com a formação especializada, promovem o desenvolvimento do perfil de influência que é, cada vez mais, tão ambicionado a nível individual e corporativo.

Treinar, treinar e treinar

Esta é quase uma obrigação para o desenvolvimento de qualquer competência, mas, no caso da influência, o treino é efetivamente essencial. Ao realizar uma formação em desenvolvimento do perfil influente serão transmitidos diversos conceitos e ferramentas que necessitam de treino, de preparação e de dedicação e que passam, normalmente, pelo desenvolvimento de algumas ações:

  • enfocar no lado positivo da vida e de todas as situações
  • encarar todas as pessoas como sendo potenciais aliados
  • estabelecer (e comunicar) claramente os resultados que se pretende alcançar
  • investir nas relações de reciprocidade, com ganhos mútos para os envolvidos
  • assegurar uma imagem íntegra e confiável
  • estabelecer, manter e alimentar a rede de contactos
  • implementar medidas que valorizem os pares (sejam contactos pessoais ou colegas profissionais).

Esta ações parecem (e são!) relativamente simples de implementar, mas exigem uma predisposição e uma disponibilidade diária para pôr em prática estes pequenos passos que, quando realizados, aumentam fortemente os níveis individuais de influência. E, passando o objetivo pela melhoria das competências e dos relacionamentos profissionais, é importante perceber que o processo de mudança, apesar de poder ser relativamente rápido, não se consegue no imediato - porque, para além da mudança do executivo, é necessário que os seus interlocutores tenham tempo para perceber essa mudança e verificar que se trata de um processo permanente (e não apenas pontual) que trará efetivas melhorias para o ambiente e para os processos de trabalho.

Tendo a influência um enfoque bastante especial no relacionamento com os outros, na motivação e no desenvolvimento de parcerias e na criatividade com que as decisões são tomadas e comunicadas, torna-se essencial que todo este processo tenha sempre como base um programa de formação que permita fazer uma análise completa do perfil individual, do seu contexto laboral e das medidas que poderão ser implementadas para aumentar com eficácia a assertividade pessoal.

Até porque, sendo a influência um motor do reconhecimento e até do valor salarial, a aposta nesta área nunca é um esforço ou um custo, mas antes um verdadeiro investimento numa carreira de sucesso.

sérgio freitas fotografia

Sérgio Freitas: vários «skills» ao serviço de uma única Missão

Chamo-me Sérgio Freitas e a minha Missão é Apoiar Líderes, ao potenciar e encorajar vidas e organizações, incluindo ao nível do PNL e Vendas. Apesar da minha formação de base ser rica nesta área (ESET), assim como diversos «skills» que fui somando (skills de desenvolvimento de negócio e pessoas como TAS, KAM, GAM, na Alcatel-University), investi em ferramentas como Gestão de Marketing (licenciatura IPAM / emoções e necessidades), Certificação internacional de Practicioner, Master e Trainers Trainer em PNL (Pnl-Portugal / nti-nlp), Mestrado em psicologia de emoções (ISCTE). Isto foi essencial para conseguir dominar os conceitos subsequentes ao PNL e Vendas.

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

CASCAIS

Rua Marechal Costa Gomes,

Nº 111 – 1º Dt. Alto da Castelhana

2750-823 Cascais

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page