AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Pin it

"Haja alegria no trabalho!". Quantas vezes já ouviu dizer esta frase? Muitas, de certeza. Mas, se calhar, nenhuma delas se referia ao seu ambiente profissional, o que é de lamentar já que os mais recentes estudos dizem que um ambiente laboral caracterizado por otimisto e alegria aumenta exponencialmente a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Parece algo óbvio, mas a verdade é que as culturas empresariais, quando são leves e positivas, apresentam vantagens únicas para os colaboradores (ao nível da motivação) e dos empresários (ao nível da rentabilidade do negócio).

Como se promove a alegria no trabalho?

optimismo e alegriaO conceito de alegria é complexo e altamente dúbio, na medida em que aquilo que traz felicidade a umas pessoas está longe de ser o que faz outras felizes. No entanto, pode considerar-se que a alegria é um estado que advém de condições que promovem o bem-estar fisico e emocional de qualquer ser humano.

Curioso é o facto de cada vez mais estudos confirmarem que o optimismo e a alegria andam sempre de mãos dadas - ou seja, pessoas optimistas têm maior probabilidade de estar alegres e, logo, felizes.

Sabendo precisamente desta relação, as empresas valorizam cada vez mais o ambiente interno e a motivação dos seus colaboradores, pelo que o optimismo e a alegria no trabalho são temas cada vez mais explorados e desenvolvidos em contexto empresarial.

Sendo o dia-a-dia profissional bastante stressante e caracterizado pela necessidade de alcançar metas e resultados, os colaboradores sentem frequentemente uma forte pressão no sentido da concretização dos objetivos, o que, muitas vezes, faz com que o enfoque seja essencialmente na produtividade.

É precisamente por isso que as empresas procuram cada vez mais desenvolver a comunicação e a motivação interna, através de mecanismos que permitam balancear as árduas responsabilidades laborais com a motivação efetiva para as concretizar.

No entanto, este é um processo recíproco: não existe optimismo e alegria no trabalho se a empresa não o proporcionar, mas eles também se tornam inexistentes se os colaboradores não colaborarem nesse sentido. E isto implica, quase sempre, uma série de esforços e ações comuns, no sentido da construção de uma empresa em que as pessoas se sintam, realmente, felizes e motivadas.

Optimismo e alegria em sete simples passos

A verdade é que, numa empresa com uma cultura negativa e pesada, nem sempre é fácil (e muito menos rápido) mudar o ambiente interno. Mas a boa notícia é que não é impossível, bastando implementar sete passos para que a mudança inicie:

  1. apostar num sistema de liderança (e não de chefia)
  2. comemorar conjuntamente todos os sucessos individuais e grupais
  3. instaurar um regime de comunicação aberta (tanto a nível descendente como ascendente)
  4. realizar iniciativas e eventos internos de aproximação dos colaboradores a todos os níveis hierárquicos
  5. facilitar a conjugação das vidas profissional e pessoal dos colaboradores
  6. utilizar os líderes como exemplos e mentores da colaboração alegre e otimista
  7. implementar sistemas de incentivos e de reconhecimento individual.

Para além disto, é importante que a empresa aposte em ciclos de formação que permitam reforçar e motivar o optimismo e a alegria profissionais. Nestas formações, ministradas por formadores com alta experiência aos níveis corporativo e comportamental, são passados mecanismos e ferramentas que tanto potenciam a injeção de capital motivante por parte da empresa como promovem o desenvolvimento da automotivação junto dos colaboradores.

O grande objetivo passa, assim, por garantir a implementação de uma cultura empresarial que promova um pleno equilíbrio entre os processos e as pessoas, permitindo que os colaboradores desenvolvam espaço para o seu crescimento e desenvolvimento, a par com a garantia da rentabilidade do negócio.

Assim, o optimismo e alegria no trabalho passa pelo desenvolvimento de competências que possibilitem a concretização da missão, da visão e dos valores com aquele enfoque duplo (motivação e produtividade), motivando os colaboradores para, de uma forma totalmente positiva, alcançarem ou superarem os objetivos delineados para o negócio empresarial.

Uma forma de trabalhar cada vez mais abordada em ambiente de formação, para que as empresas possam, finalmente, dizer: "haja alegria no trabalho"!

   Sérgio Freitas, vários «skills» ao serviço de uma Missão

   Myers Briggs Type Indicator  I/ESFP

   Perito, Jovial, Cooperativo

 

A minha missão é apoiar líderes e organizações. 

Considero urgente trabalhar as Soft-Skills, para a tomada de consciência com atitude, para atingir os resultados desejados.

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

ESTORIL

Travessa do Vento, Nº 24

Bairro da Martinha

2765-128 Estoril

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page