AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Pin it

motivacaoNuma altura em que as competências de liderança são cada vez mais determinantes para o sucesso empresarial, são muitas as pessoas que procuram ferramentas e técnicas que lhes permitam assegurar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, sobretudo ao nível da gestão de pessoas e de equipas. É precisamente neste contexto que surge com especial importância aquela que é considerada uma das mais eficazes ferramentas de gestão: o executive coaching que, ao focar-se no desenvolvimento de líderes, causa forte impacto na produtividade e no ambiente empresarial.

A velha questão: liderar ou chefiar?

É uma velha questão, mas que cada vez mais tem a resposta definida: liderar, mesmo quando nos encontramos a chefiar. O executive coaching parte normalmente desta ambiguidade que ainda assola tantas empresas, procurando que os quadros superiores ganhem competências pessoais e profissionais que lhes permitam liderar de forma positiva as suas equipas - ou seja, motivando de forma positiva para a concretização das responsabilidades e para a obtenção dos resultados traçados.

Sabe-se, no entanto, que as competências de liderança não são inatas nem fáceis para a maioria das pessoas, que acaba por se prender ao facilitismo do ato de chefiar, o que normalmente se reflete em índices de motivação (e de produtividade) bastante abaixo dos expectáveis para a saúde do negócio. É precisamente aqui que o executive coaching atua, num processo personalizado com cada líder (atual ou potencial) que se enfoca no autoconhecimento e no desenvolvimento de ferramentas que lhe permitam ampliar as suas competências ao nível do relacionamento interpessoal, da comunicação, da assertividade e da inteligência emocional, entre muitos outros.

O impacto do executive coaching é, em termos práticos e efetivos, tão elevado que a revista Fortune publicou inclusivamente um estudo que confirma que o retorno do investimento nesta área ronda, em média, os 570%. Resumidamente, ao criar verdadeiros líderes, o executive coaching aumenta e melhora radicalmente o ambiente de trabalho, a motivação individual e grupal, a produtividade e a rentabilidade - tudo aquilo por que as empresas se esforçam diariamente por alcançar, num mercado que, tanto a nível global como nacional, se encontra cada vez mais complexo e competitivo.

Executive coaching é um processo de profunda mudança

O termo coaching deriva de coach, que, na sua origem, não é mais que o transporte que leva alguém de um ponto até outro. Significa, então, que esta potente ferramenta pessoal e estratégica pretende garantir a qualquer profissional uma mudança ao nível operacional e relacional, permitindo-lhe a introdução de alterações de alto impacto no ambiente empresarial.

Gerido por profissionais com formação específica, o executive coaching é realizado por um coacher que, durante um determinado período (normalmente nunca inferior a seis ou 12 meses), acompanha pessoas que necessitam de desenvolver determinadas competências pessoais e profissionais com vista a melhorar áreas muito particulares que trarão fortes melhorias no seu desempenho laboral. 

Sendo sempre realizadas num ambiente confidencial, as sessões de executive coaching são totalmente enfocadas na análise do perfil de cada pessoa (o coachee), com vista a que se desenvolva um verdadeiro processo de autodescoberta e autoconhecimento que, quando integrado com a cultura organizacional, promova as suas competências de liderança e, consequentementem beneficie tanto o rendimento individual como os resultados da empresa.

A maioria das pessoas que já integrou um processo de executive coaching verificou fortissimas alterações nos seus relacionamentos interpessoais, conseguindo obter índices de motivação, rentabilidade e produtividade nunca antes alcançados. No entanto, e tratando-se de uma área bastante pessoal, é essencial que o coachee dedique a maior sinceridade e disponibilidade ao longo de todo o processo, comprometendo-se para com resultados bastante específicos que beneficiarão não só o próprio como toda a equipa que lhe esteja mais diretamente relacionada.

Assim, quaisquer dificuldades de liderança que se relacionem com a gestão de pessoas, a comunicação, a gestão de conflitos ou de tempo e a motivação são grandes focus de atenção do executive coaching que, num trabalho direto e próximo com cada pessoa, garante fazer de qualquer profissional um chefe capaz de liderar.

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

CASCAIS

Rua Marechal Costa Gomes,

Nº 111 – 1º Dt. Alto da Castelhana

2750-823 Cascais

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

T +351 214 863 477

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page