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AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Uma das maiores preocupações actuais de qualquer empresa é a gestão de conflitos internos. Os conflitos são um enorme problema para as organizações, pois baixam a produtividade, reduzem as sinergias entre pessoas e departamentos e, levados ao extremo, podem mesmo emperrar o processo produtivo. Uma das formas mais eficazes de sanar estes problemas é o coaching ou curso de gestão de conflitos.

O coaching é uma poderosa ferramenta que os gestores de recursos humanos têm à sua disposição para a gestão de conflitos nas organizações. O coaching permite inovar, potenciar e desenvolver competências, apostando na motivação e na valorização das pessoas, que são o activo mais precioso de qualquer empresa. E isto pode ser um importante auxílio para a gestão de conflitos laborais e de outra natureza.

O coaching é uma importante ferramenta para a gestão de conflitos, pois analisa o desenvolvimento de cada colaborador

Além disso, no coaching, analisa-se a situação particular de cada indivíduo, ajustando o desenvolvimento de competências a cada função e a cada colaborador, individualmente considerado. Este coaching vai permitir o desenvolvimento de uma mente mais clara e tranquila, permitindo gerir o sofrimento emocional que advém da sua condição física e agitação. Inclui o treino da capacidade de estar mais consciente do momento actual, o único onde tudo acontece e onde se desenrola a vida.

E vai ainda permitir aos colaboradores serem mais criativos e activos na promoção do seu bem-estar e estarem aptos a responder melhor às circunstâncias difíceis da vida, incluindo em ambiente laboral. Estas acções vão ser bastante importantes para a gestão de conflitos nas empresas.

Recurso ao coaching externo pode permitir colmatar lacunas internas ao nível da gestão de conflitos

O desenvolvimento e acompanhamento dos colaboradores é uma premissa muito importante, no entanto, nem sempre é possível garantir a disponibilidade e personalização necessários ao plano de desenvolvimento de cada um. Neste sentido, o recurso ao coaching externo pode ser bastante importante para colmatar esta lacuna.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para potenciar e desenvolver as competências nos colaboradores, com vista ao alcance de melhores resultados e desempenhos e à gestão de conflitos no interior das empresas. Mais ainda, uma vez que, habitualmente no coaching, se estabelece uma relação de parceria entre o «coach» e o colaborador, essa parceria pode ser transportada para uma relação de simbiose entre o «coach» e o gestor de recursos humanos.

O coaching é uma actividade determinante para a gestão de conflitos no interior de uma empresa, independentemente da sua origem ou natureza. A primeira fase para a resolução de conflitos é admitir que existe um problema e a segunda é fazer uma pesquisa ao mercado. Depois, é muito importante optar por serviços de coaching com credibilidade e provas dadas em termos empresariais.

Para saber mais sobre programas de formação para gestão de conflitos, contacte-nos via telefone ou e-mail

   Sérgio Freitas, vários «skills» ao serviço de uma Missão

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