AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Pin it

O termo coachingsurgiu no século XV, na cidade húngara de Kocs, onde existiam coches que transportavam as pessoas entre Viena e Budapeste, significando, assim, "aquilo que permite transportar as pessoas de um lado para outro". O significado mantém-se ainda hoje, na medida em que o coaching pretende "transportar" as pessoas da sua realidade presente para aquela que pretendem criar no futuro.

É precisamente por isso que esta técnica é tida, hoje em dia, como uma das mais importantes ferramentas para auxiliar qualquer pessoas a alcançar o seu sucesso individual e profissional, sendo bastante utilizada por quem procura assegurar o seu mais profundo desenvolvimento pessoal.

Coaching intervém em todas as dimensões pessoais

Uma das grandes vantagens do coaching é possibilitar o desenvolvimento pessoal nas suas mais diversas dimensões, fornecendo as ferramentas necessárias para que se atinjam as metas desejadas em quatro áreas centrais:

  • Pessoal - enfocando-se especificamente na vida pessoal, permitindo um melhoramento na forma como se vê o mundo, como nos vemos a nós mesmos e como nos relacionamos com os outros;
  • Profissional - sendo uma vertente formal do coaching, os métodos vão centrar-se no melhoramento da vida profissional de cada pessoa, dotando-a de ferramentas que, quando aplicadas, permitem um claro desenvolvimento das competências e dos relacionamentos profissionais;
  • Empresarial - neste caso, o coaching é normalmente desenvolvido para empresários que pretendam, através das melhores ferramentas, melhorar o seu domínio e a sua performance profissional, aumentando a rentabilidade e a produtividade do negócio;
  • Financeiro - especificamente pensado para quem pretende obter mudanças positivas na sua condição financeira, seja a nível pessoal ou empresarial.

O coaching, sendo realizado pelo coacher - um profissional com especialização nesta área de acompanhamento pessoal e profissional, permitr assim uma clara definição da forma como cada pessoa vê o mundo e o modo como isso condiciona o seu desenvolvimento individual e os seus relacionamentos interpessoais. Assim, o coaching facilita a perceção das nossas limitações e resistências, ao mesmo tempo que favorece a clara definição das metas que se pretende alcançar e das ferramentas a utilizar para esse efeito.

O coaching favorece mesmo o desenvolvimento profissional?

formaçãoSão vários os estudos que comprovam a eficácia do coaching a nível profissional, na medida em que possibilita a definição de métodos e estratégias para o alcance de objetivos específicos.

Imaginemos que foi promovido a um cargo de liderança e que sente não estar apto para gerir pessoas ou que, pelo contrário, se sente a viver uma estagnação profissional e que deseja mudar de emprego ou desempenhar outra função - qualquer uma destas situações é trabalhada em sessões de coaching, que permitem avaliar o nível efetivo da situação do cochee, a forma como a sua visão da realidade influi no seu caminho e os passos que deverão ser dados para se alcançar os propósitos definidos.

Uma das vantagens do coaching é o facto de as sessões, para além de serem totalmente individualizadas e adaptadas às necessidades de cada pessoa, terem uma duração e uma metodologia 100% personalizadas - ou seja, as sessões, que são normalmente semanais, só existem enquanto o coachee não sentir ter alcançado os seus objetivos.

Isto porque o coacher funciona como um verdadeiro "parceiro de intenções" que, num sistema altamente qualificado em termos pedagógicos, facilita o autoconhecimento e a definição de ferramentas para alcançar metas muito específicas, durante o tempo que cada pessoa entender como necessário.

O coaching foca-se, assim, na obtenção do equilíbrio pessoal ou profissional, levando a que as pessoas definam as suas metas e alcance os objetivos estabelecidos - o que se traduz numa quase automático melhoria das diversas dimensões individuais, já que este processo (mesmo que focado no foro profissional) acaba por apresentar um desenvolvimento profundo a nível do autoconhecimento e dos relacionamentos interpessoais.

Por isso, se deseja potenciar o seu sucesso profissional, mas não sabe como fazê-lo, aposte no coaching como ferramenta de alta eficácia para o alcance dos objetivos que mais ambiciona alcançar.

   Sérgio Freitas, vários «skills» ao serviço de uma Missão

   Myers Briggs Type Indicator  I/ESFP

   Perito, Jovial, Cooperativo

 

A minha missão é apoiar líderes e organizações. 

Considero urgente trabalhar as Soft-Skills, para a tomada de consciência com atitude, para atingir os resultados desejados.

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

ESTORIL

Travessa do Vento, Nº 24

Bairro da Martinha

2765-128 Estoril

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page