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AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Já imaginou como seria se os seus colaboradores conseguissem desempenhar as suas tarefas com menor esforço e alcançar melhores resultados? E que existe uma forma de adquirir e manter o pensamento positivo, com resultados a longo prazo? A Programação Neuro-Linguística (PNL) tem como objectivo aumentar a flexibilidade e alargar as perspectivas do ser humano. Porque, desta forma, ele pode alcançar os resultados desejados, conhecer-se melhor e desenvolver-se. Mas, onde estão as sinergias entre a PNL e Vendas?

PNL e Vendas: uma simbiose perfeita baseada na melhoria de vida dos colaboradores

Enraizada na Psicologia Humanista, a metodologia da PNL baseia-se no pressuposto de que os seres humanos possuem todos os recursos de que necessitam para um crescimento natural e saudável. Orientada a resultados práticos, sendo actualmente a maior ciência e arte da prática de eficiência no dia-a-dia, aplicável aos vários ramos da vida - nomeadamente por gestores, terapeutas, formadores, médicos, desportistas -, a PNL visa tornar a vida mais atractiva, eficaz e com significado para o próprio e para os outros.

A PNL ajuda cada pessoa a resgatar rapidamente o seu potencial emocional, permitindo-lhe usufruir de uma vida plena, cheia de confiança, tranquilidade, paz, amor, bem-estar e felicidade. Desta forma, irá proporcionar-lhe as ferramentas para aplicar estes conhecimentos à solução de problemas concretos no seu meio profissional, familiar ou pessoal. E isso irá proporcionar resultados francamente melhores, quer para cada colaborador, individualmente, quer para a equipa de vendas e para a empresa, no seu todo.

Aumento da auto-estima é passo essencial para aumentar resultados das equipas de vendas de uma empresa

Aplicando este contexto ao PNL e Vendas, é possível encontrar alguns factores que aumentam a probabilidade de êxito de cada venda. Esses factores estão directamente ligados a cada uma das fases da venda. Entre os factores de êxito determinantes para o sucesso das vendas, contam-se:

- Entusiasmo e energia positiva

- Pensar positivamente sobre o cliente

- Congruência quanto ao êxito do contacto

- Respeito pelo espaço do cliente

- Saber o que o outro está a pensar

- Falar pouco e colocar o cliente a falar para passar para a relação

- Quebrar o gelo com perguntas neutras

- Manutenção da postura nos primeiros segundos e depois sincronização com o cliente

Estas são apenas algumas das contribuições em termos de PNL e Vendas que é possível concretizar. Mas, para se chegar a esta fase, é necessário primeiro realizar um diagnóstico do nível onde cada indivíduo se encontra, quer para estruturar a acção de aprendizagem - formação em PNL -, quer para poder proporcionar a mudança nesse indivíduo. Quando ocorre, essa mudança vai provocar uma alteração profunda no interior do indivíduo. E essa mudança vai reflectir-se nos seus comportamentos e atitudes, nomeadamente no que toca às vendas, espelhando-se nos resultados alcançados ao nível da empresa.

Para saber mais sobre PNL e Vendas, contacte-nos via telefone ou através do formulário no website

   Sérgio Freitas, vários «skills» ao serviço de uma Missão

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Considero urgente trabalhar as Soft-Skills, para a tomada de consciência com atitude, para atingir os resultados desejados.

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