AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

O trabalho em equipa é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. Como tal, é hoje fundamental ter as equipas internas motivadas e orientadas para o rumo seguido pela empresa. A motivação de equipas é essencial para o aumento da produtividade e para a resolução de problemas. É por isso que a formação de trabalho em equipa é hoje tão importante.

Fomentar o trabalho em equipa traz resultados de qualidade, seja ao nível empresarial, desportivo ou outro. Alguns dos líderes de maior sucesso no campo do desporto são um bom exemplo desta premissa, com especial destaque para o treinador português José Mourinho. A formação de trabalho em equipa é hoje, aliás, muito utilizada em grandes clubes de futebol a nível mundial, como o Manchester United FC. O próprio sentimento de pertença ao grupo (equipa) contribui para o aumento da motivação dos vários membros.

Estabelecimento de objectivos é o primeiro passo para fomentar o trabalho em equipa

O estabelecimento de metas e objectivos é o primeiro passo para fomentar o trabalho em equipa. Depois, é importante implementar algumas características na equipa, como a diversidade, o relacionamento com feed-back, a interdependência, o objectivo claro e o empowerment. Só com estas características, uma equipa regular poderá a passar a equipa de elevado desempenho. O papel do líder também é extremamente importante em qualquer equipa de trabalho, sobretudo nas equipas de alta performance.

O líder vai ser responsável pela implementação das cinco características e ainda por apontar o caminho a seguir, tornando a visão e as metas a atingir comuns a todos os elementos da equipa.

Cabe ao gestor ou ao líder apontar o rumo a seguir e compartilhar os objectivos com os membros da equipa

É hoje claro para qualquer gestor que, tendo em conta os objectivos a atingir, poderá melhorar o trabalho individual de cada um dos membros da equipa, assim como melhorar a resolução de problemas, a motivação, a tomada de decisão, a aprendizagem e a criatividade. É por isso muito importante para o trabalho em equipa estabelecer objectivos, definir as metas do grupo e uma direcção, apelando depois à sua capacidade de motivação de equipas para atingir esse alvo.

Quando se tratam de equipas de elevado desempenho, caberá ao líder aperfeiçoar as competências de cada membro da equipa por via da motivação e do empenho, colocando as pessoas certas nos locais certos, com a motivação e a competência adequadas. Para potenciar o trabalho em equipa, é primordial actuar ao nível dos valores e da identidade, para depois conseguir alterar os comportamentos e as atitudes. O coaching e a formação de pessoas são os grandes trunfos das empresas do século XXI. São os factores que vão diferenciar as equipas das equipas de topo e os resultados dos grandes resultados.

Para saber mais sobre como fomentar o trabalho em equipa, entre em contacto connosco

   Sérgio Freitas, vários «skills» ao serviço de uma Missão

   Myers Briggs Type Indicator  I/ESFP

   Perito, Jovial, Cooperativo

 

A minha missão é apoiar líderes e organizações. 

Considero urgente trabalhar as Soft-Skills, para a tomada de consciência com atitude, para atingir os resultados desejados.

ESTAMOS ONDE QUISER…

................

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, NÃO GUARDE NENHUMA!

SEDE:

ESTORIL

Travessa do Vento, Nº 24

Bairro da Martinha

2765-128 Estoril

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Avila Business Center:

LISBOA

Av. República, n.º 6, 7ºD

1050-191 Lisboa

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

Nova Almada Velha:

ALMADA

Rua da Judiaria nº 14

2800-125 Almada

M +351 966 912 091

Email: geral@adn-formacao.pt

    Google Page